10 Melhores acordadas no começo de um filme

only_one_acordar_cedo_300x200

Seja com Tom Cruise ou Mazzaropi, filmes usam e abusam dos clichês. Desde perseguições de carros onde os bandidos se machucam todos e o mocinho sofre apenas um arranhão acima do supercílio a cenas de bailes de formatura onde a menina nerd solta os cabelos, tira os óculos, coloca um vestido provocante e vira a mais cobiçada da festa – e seu amigo de infância, nesse momento, perceberá como a ama -, os clichês estão presentes no melhor e no pior da sétima arte. Diante de tanta opção este que vos escreve escolheu um clássico dos clássicos para ilustrar essa máxima: a cena inicial de filmes que começam com o despertador tocando e o personagem principal acordando.

Passando por despertadores digitais e analógicos a relógio de pulso, muitos astros já deram o ar de sua graça logo na primeira cena de um filme, acordando. Porque o filme começa assim? Tem a ver com a trama ou apenas é uma desculpa para a falta de criatividade de certos roteiristas?

Depois de uma árdua pesquisa que tomaram deste repórter muitas noites de sono assistindo a centenas de filmes horrorosos e alguns muito bons – além de engordar o bolso de certos donos de locadoras por aí -, conseguimos selecionar dez destas melhores acordadas para o deleite dos leitores:

Vanilla Sky – Vista geral da cidade de Manhattan , por cima. Câmera entra no apartamento do personagem de Tom Cruise , ele está dormindo, com a TV ligada passando um filme de época, e o despertador toca com uma música e a voz de uma mulher falando “Open your eyes”.

Sai da Frente – Vistas gerais do centro da cidade e da periferia. Beco, vila suburbana. Dois bêbados trocam uma garrafa de uísque por uma de leite que está depositada na porta da casa de Isidoro (Mazzaropi), que se levanta com o tilintar explosivo de seu despertador. Veste-se, apanha a garrafa de uísque, sem perceber a troca. Vai à cozinha, beija a mulher e a filha e sai de casa.

Doce Novembro – Filme começa já em close no despertador que toca. Personagem de Keanu Reeves desliga-o, levanta rapidamente da cama – vemos que esta acompanhado de uma mulher – e vai tomar banho.

Quatro Casamentos e um Funeral – Filme começa no quarto, com o personagem de Hugh Grant dormindo. O despertador toca, ele acorda, desliga e volta a dormir. Em seguida, em outra cena, o despertador toca em outro quarto; James Fleet acorda e levanta correndo pra se arrumar para o casamento. Depois uma moça que também mora com eles faz o mesmo, em meio a uma sucessão de “fucks”.

World Trade Center – Filme começa com despertador digital em close desfocado. Vai entrando em foco e vemos que marcar 3:29 da manhã. Ele não toca. Antes de bater 30 o herói na pele de Nicholas Cage desliga. Levanta para tomar banho e vemos que o motivo de não deixar o maldito tocar foi em respeito ao sono da esposa, que dormia tranquilamente ao seu lado.

Mais Estranho que a Ficção – O filme começa com a câmera entrando no quarto do personagem de Will Ferrel (Harold), com ele dormindo. Narração em off, falando sobre o quanto Harold, é metódico. Toca o despertador do seu relógio de pulso, que se encontra em cima da mesa de cabeceira toca. Ele acorda e o desliga tranquilamente.

Dia de Treinamento – Filme começa com o sol amanhecendo em close. Corta para o quarto onde o personagem de Ethan Hawke dorme. O despertador esta marcando 4:59 da manhã. Na hora de dar 5 ele toca e imediatamente Ethan o desliga. Ele olha em volta, então vemos sua mulher já acordada na cadeira de balanço dando de mamar para o filho.

Te Pego Lá Fora – Filme começa com Casey Siemaszko dormindo em sua cama. Ele acorda com o despertador tocando alto. Logo em seguida, sua irmã entra no quarto falando que o despertador estava tocando a uma hora e ele esta atrasado pro trabalho. Ele sai correndo e vai tomar banho.

Leonera – Filme começa com personagem de Martina Guzman deitada na cama de lado. O despertador toca, ela acorda desligando-o em seguida. Ao levantar, vemos que o travesseiro e o lado oposto do rosto manchado de sangue.

Premonição – O filme começa com um sonho que a personagem de Sandra Bullock tem, no qual ela e o marido chegam em uma casa recém-comprada por ela para eles. Corta para ela deitada na cama. Ela acorda com o despertador e a filha entra no quarto gritando perguntando pelo pai.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s