“A Grande Aposta”: Didático

20150922-bigshottrailer

 

Continuando a corrida do Oscar, aqui vai mais uma filme sobre uma tragédia, dessa vez econômica, acontecida nos EUA. Assim como “Spotlight”, que a crítica americana dizia ser as mil maravilhas e não era, “A Grande Aposta”( The Big Short) acaba por sofrer do mesmo mal. Me parece que os executivos dos estúdios tem investido muito no marketing – e em certas “molhadas de mão” – para garantir uma certa visibilidade com muitas frases de efeito nos posters dos filmes, garantindo assim as tão disputadas indicações da academia.

Mesmo tendo um elenco de peso com nomes como Ryan Gosling, Steve Carell, Christian Bale e Brad Pitt, a trama – que conta a trajetória de quatro homens fora do mercado financeiro que perceberam de antemão a crise que abateu os EUA em 2008 – ressoa apenas didática. Sim, “A Grande Aposta”(The Big Short) é interessante para entendermos em detalhes o que gerou tudo isso e como eles conseguiram ganhar dinheiro. Existem até momentos engraçados, como as explicações sobre os termos usados pelos executivos de Wall Street, mas nada além disso – e vale ressaltar que mesmo com esse adendo, não tem como não boiar em muitos diálogos que usam e abusam desses termos-.

E com relação a direção de Adam McKay, apenas um adjetivo: pretensiosa. Takes rápidos, com movimentos de câmeras constantes querendo dar um ar documental não tem sentido ou valia pra contar essa história. Totalmente desnecessários e cansativos. Se o intuito era dar alguma comoção no espectador, bola fora. Sinceramente, há mais tensão e emoção no documentário feito para a tv a cabo sobre o mesmo tema do que nessas duas horas de ficção.

Jordan Belfort e Gordon Gekko não precisam se preocupar, seus tronos continuarão intactos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s