“Dois Caras Legais”: uma boa piada que ficou sem graça

2629

Quando um roteirista resolve dirigir um filme escrito por ele mesmo, as chances de acerto costumam ficar entre 8 e 80. Stallone e Woody Allen não me deixam mentir. Agora, quando acerta na mosca, o perigo é tentar repetir a façanha simplesmente seguindo a mesma fórmula.

Eu sempre gostei de Shane Black como roteirista. Os dois primeiros filmes da série “Máquina Mortífera” são de tirar o chapéu – claro que muito desse sucesso também é creditado à maravilhosa direção de Richard Donner. Porém, o terceiro e o quarto, já sem sua autoria na história, dão uma capengada. Assim, com o passar do tempo, não satisfeito em ficar apenas escrevendo para outros dirigirem, Black resolveu aceitar o desafio e colocou seu nome na cadeira de diretor.

“Beijos e Tiros”(Kiss, Kiss, Bang, Bang), de 2005, foi sua estréia na dupla função. Laureado mundo afora, o filme ascendeu os holofotes não apenas pra si, mas também para a dupla de protagonistas, Val Kilmer e Robert Downey Jr – que há tempos viviam num certo ostracismo -, interpretando dois personagens hilários que a priori não se bicam, nos brindando com diálogos sensacionais.

Agora, 11 anos depois, Shane retorna à dupla função com “Dois Caras Legais” (The Nice Guys), trazendo novamente dois protagonistas – Russel Crowe e Ryan Gosling -, e uma nova história pra lá de repetida. Ué, como assim? Elementar, caro leitor. A fonte se esgotou. De tanto escrever usando a mesma forma – duas pessoas de personalidades diferentes que passam a ter que se aturar, mas acabam se tornando bons amigos em prol de salvar o mundo, ou um certo alguém-, a criatividade fica escassa.

Sendo curto e grosso, o filme nada mais é do que uma tentativa de repetir uma antiga piada que, depois de contada mais de 5 vezes, já não tem mais graça. Tem uns 3 momentos engraçados? Tem. Mas nada que justifique uma ida ao cinema para assistir a mais nova novidade de Shane Black.

Obs: Pra quem não sacou a piada, a redundância é proposital.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s