“Fragmentado”: a volta por cima de Shyamalan.

a6ac379976d46b38_MCDSPLI_EC100_H

Depois de ter sido alvejado por críticas bem negativas relacionadas aos seus últimos trabalhos, chegando ao ponto de certos comentários afirmarem que sua criatividade havia se esgotado, eis que M. Night Shyamalan ressurge com um tapa bem dado na cara dos incrédulos – admito, doeu – num longa tenso e angustiante chamado “Fragmentado” (Split).

Com uma premissa, a princípio, meio batida, sobre um sujeito atormentado por múltiplas personalidades, Shyamalan consegue fazer a diferença com detalhes originais no roteiro – não posso citar, spoiler-, sua excelente direção e a escolha do seu protagonista, o extraordinário James McAvoy (“X-Men”, “O Último Rei da Escócia”) – que leva o filme nas costas.

Tendo um prato cheio à sua frente de dar água na boca à qualquer ator, McAvoy mostra um perfeito dom de atuação ao imprimir veracidade em pequenos trejeitos e entonações de vozes que diferem as diferentes personas que convivem no inconsciente do jovem Kevin. Excelência pura.

E para contrapor o temido vilão da história, Shyamalan recrutou a linda Anya Taylor – Joy ( “A Bruxa”) para viver Casey, uma das três meninas sequestradas pelo dito cujo, para servirem de refeição para um nova personalidade que está para surgir. Seguindo a mesma linha de atuação de seu colega, Anya se destaca nos silêncios angustiantes de sua personagem, tendo ainda o acréscimo certeiro da trilha sonora que arremata suas intenções.

“Fragmentado” traz de volta a boa forma de M. Night, relembrando não por acaso o melhor dos seus filmes , “Corpo Fechado” (Unbreakable) – sim, eles são do mesmo universo, atenção aos detalhes- , mostrando ao público que a volta por cima pode acontecer com todos nós. Na hora certa, o coelho sempre sai da cartola.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s