“O Círculo”: deixou a desejar.

m-442_circle_11286fdrv1r

Sabe aquele tipo de filme com potencial de sobra para ser um grande campeão de bilheteria, laureado ainda com ótimas críticas, mas, que, infelizmente, não passa de um esboço do que poderia ter sido? Pois é, esse é “O Círculo” (The Circle).

Dirigido por James Ponsoldt, essa adaptação para o cinema do livro de mesmo nome, escrito por Dave Eggers, teve a seu favor o que há de melhor na tecnologia em efeitos especiais, algo fundamental em se tratando de uma história que fala justamente sobre isso: avanço tecnológico. Porém, pecou de forma grosseira na sua base de sustentação : o roteiro.

A trama, que é bem atual e relevante, já que estamos cada vez mais imersos no mundo virtual, gira em torno de uma adolescente que consegue o emprego dos sonhos ao ser contratada pela maior empresa de tecnologia do mundo – um filhote anabolizado do Google com o Facebook- , mas se vê numa enrascada quando se torna parte dos experimentos da mesma.

Com diálogos precários, muitas vezes bobos demais, o desenrolar da história fica bem prejudicado pois, além de aparecer personagens maçantes em situações nada a ver só, pra tentar tapar buracos e forçar uma barra pra dar sentido a trama – como a presença enigmática de Ty, interpretado por John Boyega-, as reviravoltas são de uma sutileza singular de fazer arrepiar da cabeça aos pés as espinhas de Doc Comparato e Robert McKee. Nem Tom Hanks e Emma Watson, as estrelas da empreitada, conseguem salvar algum resquício de interesse com suas interpretações rasas e no modo piloto automático.

Assim sendo, o objetivo do filme, que seria de instigar o espectador com perguntas interessantes sobre o rumo dos avanços tecnológicos, acaba se enrolando tanto que não consegue se quer “responder” as questões que se propõe alavancar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s